quarta-feira, 6 de abril de 2011

Carta/Manifesto do CAL aos Estudantes e Servidores do IEL

   Campinas, 06 de Abril de 2010.

O momento pelo qual passa a Unicamp hoje exige uma atenção especial por parte dos seus estudantes e servidores. Hoje os processos desenfreados de punições impostos pela Reitoria têm de certa maneira desestimulado os estudantes e os servidores a pensarem a universidade como um espaço de vivência e de participação política. Aí estão os processos aos 9 funcionários que participaram das manifestações de greve do ano passado e as sindicâncias sofridas pelos cinco estudantes envolvidos na ocupação da administração da Moradia para constatar isso.
No sentido de remar contra essa maré de tratar todo e qualquer movimento político organizado dentro da universidade como criminoso, o Centro Acadêmico da Linguagem – Gestão Vinte pra Mais! –, assim como os estudantes presentes na Assembleia do IEL do dia 06 de Abril do ano corrente, vem através deste documento, manifestar o repúdio à convocação de sindicância aos mesmos cinco estudantes que acontecerá amanhã, dia 07, no Conselho Universitário.
Também reiteramos total apoio aos funcionários punidos que organizaram a greve de 2010 por um aumento salarial equivalente ao oferecido para os professores. Os funcionários receberam um reajuste de 6% e os professores, 12%, tática que fragmentou as duas categorias na tradicional luta mútua por melhores salários.
O CAL vem, portanto, convocar os estudantes do Instituto para a construção do Comitê Contra as Punições, amanhã, dia 07, no saguão do CB (PB1), no horário do almoço, além do ato contra as sindicâncias, também amanhã, às 09h, na frente do Conselho Universitário. É importante que todas e todos estejam preparados para entender e enfrentar as punições e é por isso que o Centro Acadêmico se mostra disposto a repensar o IEL e a Unicamp como espaços democráticos de convivência, tanto em festas como em atividades de extensão, sem abrir mão do debate sobre a permanência estudantil em todos os seus níveis, além, é claros, de todos os debates pertinentes a esta entidade.
O CAL é mais representativo com você. Participe!

CAL – Centro Acadêmico da Linguagem.
“Gestão Vinte pra Mais!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário